Este ponto é importante o suficiente para refirmar bem, como Foseti o faz:

O ponto crucial do argumento [de Scott Alexander] é que, “É uma marca do pensamento Reacionário que tudo está ficando gradualmente pior”. Ele então continua mostrando que nem tudo está ficando pior. [..] Não é uma marca do pensamento reacionário de que tudo está ficando pior. Pelo contrário, eu nunca li esse argumento de nenhum reacionário, em lugar nenhum. […] Vamos corrigir sua afirmação: É uma marca do pensamento Reacionário que melhorias massivas na tecnologia foram muito efetivas em mascarar declínios massivos em virtualmente todos os outros aspectos da sociedade.

A suposição progressista, que a neorreação contesta, é que é natural e bom gastar os avanços da civilização em causas não relacionadas com o avanço da civilização. Uma formulação mais controversa (apoiada aqui) é que a Catedral gasta o capitalismo em alguma coisa além do capitalismo e, em última análise, na destruição do capitalismo. Ela tolera uma economia funcional – na medida em que o faz – apenas sob o entendimento de que ela será usada para alguma outra coisa.

A cibernética elementar prevê que, se a produtividade for reciclada em produtividade, o resultado é um processo explosivo de retornos cada vez maiores. Na medida em que a história não está manifestando uma produtividade que se acelera, portanto, pode-se assumir que os circuitos sociais estão sendo alimentados através de ligações não produtivas e anti-produtivas. A Modernidade Tecno-comercial está sendo desperdiçada com o Progressismo (Neo-Puritano). No Ocidente, pelo menos, é isso que está ficando pior.

Original.
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s