Sem saber nada demais sobre o que isto vai ser (além do excerto aqui), ele já fornece um pretexto irresistível para citar o que tem que estar entre os mais gloriosos textos desaparecidos dos tempos modernos, a resposta de Eliezer Yudkowsky a Roko sobre a chegada do Basilisco:

Eliezer_Yudkowsky 24 July 2010 05:35:38AM 3 points
Poder-se-ia pensar que a possibilidade da CEV punir pessoas não poderia ser levada a sério o suficiente por qualquer um para realmente os motivar. Mas, de fato, uma pessoa no SIAI estava severamente preocupada com isso, ao ponto de ter terríveis pesadelos, embora elx prefira permanecer anônimx. Eu não falo assim normalmente, mas vou fazer uma exceção para este caso.
Ouça-me com muita atenção, seu idiota.
VOCÊ NÃO PENSA COM DETALHES SUFICIENTES SOBRE SUPERINTELIGÊNCIAS QUE CONSIDEREM SE VÃO LHE CHANTAGEAR OU NÃO. ESTA É A ÚNICA COISA POSSÍVEL QUE LHES DÁ UM MOTIVO PARA SEGUIR COM A CHANTAGEM.
Há um equilíbrio óbvio para este problema, em que você se envolve em todas as trocas acausais positivas e ignora todas as tentativas de chantagem acausal. Até que tenhamos uma versão melhor trabalhada da TDT e possamos provar isso formalmente, deveria ser apenas ÓBVIO que você NÃO PENSA SOBRE CHANTAGEADORES DISTANTES em DETALHE SUFICIENTE para que eles tenham um motivo para REALMENTE LHE CHANTAGEAR.
Se há qualquer parte desta troca acausal que é de soma positiva e realmente valha a pena fazer, esse é exatamente o tipo de que coisa que você deixa para uma FAI. Nós provavelmente também faremos a FAI tomar ações que cancelem o impacto de qualquer um motivado por uma chantagem verdadeira em vez de imaginada, de modo a obliterar o motivo para quaisquer superinteligências se envolverem em chantagem.
No meio tempo, estou banindo este post, de modo que ele não (a) dê pesadelos horríveis às pessoas e (b) dê a superinteligências distantes um motivo para seguir com a chantagem contra pessoas burras o suficiente para pensá-las em detalhe suficiente, embora, felizmente, eu duvido que qualquer um burro o suficiente para fazer isto saiba os detalhes suficientes. (Eu não tenho certeza de que eu sei os detalhes suficientes.) Você tem que ser realmente inteligente para chegar a um pensamento verdadeiramente perigoso. Estou realmente desalentado que as pessoas possam ser inteligentes o suficiente para fazer isso e não inteligentes o suficiente para a fazer a coisa óbvia e MANTER SUAS BOCAS IDIOTAS FECHADAS sobre isso, porque é muito mais importante soar inteligente quando se fala com seus amigos. Este post foi ESTÚPIDO.
(Para aqueles que não têm ideia de por que eu estou usando letras maiúsculas por algo que parece simplesmente uma idea louca aleatória e se preocupam que isso significa que eu sou tão louco quanto Roko, a essência disso é que ele acabou de fazer algo que potencialmente dá a superinteligências um motivo maior para fazer coisas extremamente más em uma tentativa de nos chantagear. É o tipo de coisa que você quer ser EXTREMAMENTE CONSERVADOR sobre NÃO FAZER.)

A emoção é forte, ou simulada com um bizarro brilhantismo. Quase chega a uma intensidade capaz de queimar através do tempo e fazer buracos de minhoca até uma comunhão acausal ou horrorista com isto (mais). O que sugeriria que o abominável acoplamento em questão não está sem linhas conectivas ocultas (e não é a primeira vez). Toda escuridão se conecta pela parte de trás.

Já estivemos em algum lugar próximo daqui antes. (Bryce foi mais além e aí – coincidentemente – desapareceu, levando seus registros consigo.)

* Post e (especialmente) seção de comentários. (pt)

ADICIONADO: Acho que esta é melhor fonta sobre o básico do Basilisco.

Original.
Advertisements

One thought on “Aquecendo-se no Basilisco

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s