Isto vai continuar acontecendo e vai ficar mais intenso. A causa superficial é óbvia, tanto Michael Anissimov quanto eu mesmo somos ideólogos extremos e inquietos, massivamente investidos na NRx, com entendimentos completamente divergentes de suas implicações. Ambos sabemos que esta luta tem que chegar e que o sincronismo tático é tudo. (Realmente não é pessoal, e espero que não se torne, mas quando ideias monárquicas estão envolvidas, é muito fácil para “o pessoal é político” assumir uma forma de direita.)

Vale a pena relembrar este diagrama, antes de ir adiante. Ele sugere que a divergência é essencial à extrema direita, que se escancara através de um espectro anarco-autocrático. Uma vez que uma aversão à moderação já foi indicada por qualquer um que chegue na margem da extrema direita, dificilmente deveria ser surpreendente quando esta mesma tendência racha a própria extrema direita. Então considere isto:

@outsideness @_hurlock_ identitarismo, pertencimento e comunidade é tudo de que se trata a extrema direita.

— michael anissimov (@mikeanissimov) march 22, 2014

O complemento estrito deste blog a isto seria algo como: Darwinismo Social desintegrador através da competição implacável é tudo de que se trata a Extrema Direita. Uma fórmula aproximadamente deste tipo inevitavelmente entrará em jogo conforme o conflito evoluir. Momentaneamente, no entanto, estou mais interessado em situar os confrontos por vir do que iniciá-los. Quaisquer que sejam as afirmações contrárias – e elas virão (sem dúvida, de ambos os lados) – toda a arena está localizada na ultra-direita, orientada verticalmente no diagrama do espaço ideológico, em vez de horizontalmente (entre posições cuja diferenciação primária seria entre mais-ou-menos direita).

Declarado de maneira crua, mas penso eu que razoavelmente precisa, a controvérsia polariza o Neocameralismo contra a Comunidade Identitária. Minha suspeita é que Michael Anissimov acabará por atenuar os elementos Moldbugianos de sua estirpe neorreacionária, à margem do desaparecimento, e que sua hesitação sobre fazer isso rapidamente é uma questão de estratégia política, em vez de comprometimento filosófico. Desta guerra ideológica, que ele está conduzindo com óbvia habilidade, ele quer que “Neorreação” acabe junto do povo (ou seguidores (com quem eu não nem remotamente me importo)), ao passo que eu quero que ela se agarre à micro-tradição de Moldbug (que ele vê como dispensável, afinal). A única coisa pela qual se está brigando é o nome, mas ambos pensamos que este imóvel semiótico é de valor extraordinário – embora por razões bem diferentes.

Uma observação que vale a pena citar como evidência de apoio, porque suas ideias orientadoras são exemplares:

@_hurlock_ @outsideness toda esta comunidade está cheia de trads que não dão uma foda voadora pro neocameralismo.

— michael anissimov (@mikeanissimov) march 22, 2014

Embora eu valorize profundamente o envolvimento intelectual com os mais inteligentes destes “trads”, eu consideraria uma vitória completa se eles abandonassem a etiqueta NRx e se re-marcassem como Animossovitas, ou Neo-Evolanos ou o que seja e partissem em busca de uma pátria Monarco-tradicionalista em Idaho. Se a NRx fosse socialmente reduzida a um décimo (ou menos) de seu tamanho, mas aqueles que restassem fossem fundamentalistas Moldbugianos, trabalhando para refinar o modelo teórico Neocameralista da restrição do governo através da dinâmica de Saída do Patchwork, ela seria reforçada imensamente de todas as maneiras que importam para este blog. Também simplesmente seria o caso, então, de que as acusações da mídia de romantismo Neo-Feudal ou Nacionalista Branco – acompanhados de ambições de poder político pessoal – seriam calúnias idiotas da mídia. Infelizmente, isto não pode ser dito com confiança total da maneira em que as coisas estão.

A campanha Neocameralista quase certamente virá primeiro, mas ainda é apenas março e nada precisa se desenrolar com indecorosa pressa…

Original.
Advertisements

3 thoughts on “Fissão

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s