Houve história produtiva o bastante para se saber com o que se parecem sistemas sociais funcionais, e o fator comum básico é óbvio. Instituições avançam substituindo a confiança.

(Na medida em que ainda temos quaisquer dessas coisas …)
– Temos capitalismo de mercado porque não se pode confiar em empresários.
– Temos ciência experimental porque não se pode confiar nem em intuições da verdade, nem em cientistas.
– Temos o republicanismo constitucional porque não se pode confiar nem em líderes políticos, nem nos cidadãos.
– Temos liberdade de consciência porque não se pode confiar em padres.
– Temos a lei comum porque não se pode confiar nem em legisladores, nem em juízes.
– Temos uma blogosfera porque não se pode confiar na mídia.
– Temos moedas de ouro enterradas no jardim porque não se pode confiar em banqueiros.
– Temos porões lotados de rifles semi-automáticos porque não se pode confiar na execução estatal da lei.

Estar do lado da inteligência não tem absolutamente nada a ver com confiar, gostar ou respeitar pessoas inteligentes. São as pessoas inteligentes, tipicamente, que operam os motores da estupidez. ‘Confie, mas verifique‘ é educadamente eufemístico e – na verdade – totalmente inadequado. Desconfie e teste, teste, teste… até à destruição, onde quer que seja possível.

Três teses:
(1) A robusta sofisticação (ou qualidade de design) de qualquer sociedade ou instituição social é inversamente proporcional à confiança que ela demanda. Não se deve, claro, confundir isso com a confiança que ela ganha.
(2) Em qualquer sociedade capaz de construir instituições, a desconfiança é o principal motor da inovação. Sistematização e automatização, em geral, encarnam a desconfiança.
(3) A desconfiança produtiva atinge sua apoteose na Internet, que roteia ao redor de tudo e todos que já foram acreditados.

Original.
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